terça-feira, 11 de novembro de 2008




Aprendendo Com e ao Longo da Vida


A educação é um processo lento, rico e complexo, que acontece ao longo da vida.
A educação só é eficaz quando consegue motivar cada um a querer conhecer mais, a procurar mudar o seu comportamento, atitudes e valores, para encontrar novos caminhos de realização.
A educação produz resultados se ao olharmos para trás constatarmos que houve avanços, que nos sentimos pessoas mais amadurecidas e tivermos construído uma identidade coerente, que integre o pessoal, o profissional e o social.
A nossa vida pode ser transformada num permanente processo de aprendizagem, onde em todos os tempos e em todas as situações podemos aprender muito ou pouco, dependendo da nossa motivação.
Quanto mais avançamos em idade, vamos revelando o que realmente aprendemos e evoluímos.
A infância e a juventude são fases de descobertas, de busca de identidade, de inserção nos diversos espaços. É difícil avaliar o que é autêntico, o que permanecerá e o que modificará.
Na idade adulta, vamos nos definindo em todos os campos -intelectual,emocional, profissional.Já mostramos com mais clareza o que aprendemos e o que não aprendemos. muitas decisões são justificadas por motivos como:"sustentar a família", "não perder o emprego",etc.
Ao chegar a maturidade, é que mostramos o que realmente somos, o que aprendemos, o que nos realiza ou não, nossos pontos fortes e fracos, repensamos algumas decisões e buscamos novos desafios, mesmo num contexto de progressivo declínio físico.
Enquanto alguns avançam na aprendizagem, muitos desistem por não conseguirem realizar seus sonhos. Estes, acham que não vale a pena ir além, aprendem pouco com o cotidiano, são náufragos que querem apenas continuar vivendo, não importa como.Vivem com suas receitas repetidas, básicas, não degustando as oportunidades oferecidas.
Cada etapa da vida tem seu fascínio, seus motivos para gostar de aprender mais. Um dos encantamentos da vida é poder evoluir, crescer, ser pessoa mais plena,mesmo diante das contradições, das dificuldades e perplexidades. Vale a pena sempre manter uma atitude positiva, ativa, atenta de querer aprender sempre mais.
Portanto, o desafio mais interessante de nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização. Assim seremos pessoas realizadas e felizes.

Nenhum comentário: